Blog

Porque Licenciar Marcas do ponto de vista do setor de Produto & Desenvolvimento

10 de julho de 2021

Como o licenciamento pode ajudar os times de produto, criação e a equipe que pensa nas coleções? Essa é uma pergunta que sempre respondemos nas reuniões com empresas interessadas em ter marcas de terceiros nos seus produtos, e abaixo trazemos quais as vantagens do licenciamento para a área de Desenvolvimento. Confira!

Novos produtos e Maior Mix – a marca pode trazer insights, em função do Style Guide, para aumentar o mix de produtos/catálogo, aumentando o alcance de vendas. Mais produtos, significa mais vendas. Com o licenciamento, o time de Produto e Desenvolvimento consegue desenvolver novos produtos que talvez não conseguiria desenvolver não fosse o licenciamento e o Style Guide.

Criação e Desenvolvimento – o Style Guide traz diversas diretrizes de como trabalhar o licenciamento e aquela marca. Esse guia apoia o time de Criação e Desenvolvimento, podendo economizar bastante tempo da equipe, pois pode ajudar no processo criativo. Temos cases de clientes da Destra que chegaram até nós por meio de um Gerente de Produto, que precisava criar novas coleções e viu a solução do licenciamento. Algumas também balizam a decisão final do licenciamento com base no Style Guide. Licenciam aquela marca que tem o Style Guide que pode gerar mais insights para a equipe.

Capacidade ociosa na fábrica – muitas empresas fazem licenciamento pois a fábrica tem apenas um ou dois turnos ocupados, e precisam ocupar o terceiro turno. Se a empresa une capacidade ociosa, capacidade de distribuição e de vendas, é possível entrar em novos canais e ampliar o mix de produtos. O Gerente de Produção deve enxergar no licenciamento uma maneira de resolver a capacidade de produção ociosa. Nesse caso, a conta de valor mínimo garantido pode nem fechar, mas o prejuízo é muito pequeno se comparado ao aproveitamento da capacidade produtiva. Em casos de licenciamento para ocupar a capacidade de produção ociosa, o time de produção deve estar envolvido, para que os volumes estejam alinhados à estratégia comercial. O licenciamento consegue unir as duas pontas, aproveitando o potencial produtivo e ampliando as vendas.

Quer saber mais sobre Style guide, como ampliar seu mix de produtos, aprofundar os conhecimentos em licenciamento de marcas ou atualizar-se das melhores práticas desse mercado? Então entre em contato com a equipe da Destra e acompanhe os nossos conteúdos aqui no blog ou em nossas redes sociais! Toda semana trazemos diversas informações e vantagens do licenciamento para a sua empresa.


blog-plano-licenciamento

Muitas pessoas acreditam que basta oferecer um bom produto para licenciar. Este é um dos maiores erros de empresas que buscam um plano de licenciamento como forma de…

Você sabia que, ao realizar o pagamento de royalties para um clube de futebol, é necessário reter INSS? Olá! Algumas empresas licenciados possuem dúvida acerca da retenção de…

Você provavelmente já deve ter se perguntado sobre as vantagens de investir em licenciamento de marcas. Bem, aqui vamos mostrar algumas delas e explicar por que pode ser…