Blog

Porque Licenciar Marcas do ponto de vista do Marketing

10 de julho de 2021

Dando continuidade às vantagens do licenciamento de marcas do ponto de vista de quatro áreas da empresa, hoje vamos falar sobre por que licenciar do ponto de vista da área de Marketing da sua empresa.

Uma dúvida comum de indústrias que querem alavancar as vendas é se vale mais a pena trabalhar com a marca própria ou com o licenciamento de marcas. Trouxemos aqui uma visão de porque, pela nossa ótica, é mais interessante trabalhar com o licenciamento. Confira com a gente!

Não é verba do Departamento de Marketing – não é necessário alocar orçamento de Marketing para fazer licenciamento. Ele pode ser tratado como uma verba separada, pois deve se pagar. O licenciamento de marcas é autossustentável! Pode ser gerenciado pelo Departamento de Marketing, mas não é necessário tratar isso como uma verba de Marketing para pagamento de mínimo garantido e royalties.

Marcas de terceiros já estabelecidas – esse é outro ponto super importante. Marcas de terceiros já estão registradas e trazem consigo toda a história, seu valor e tudo mais que carregam consigo. Lembra que já falamos que os licenciados “compram” esses valores e atributos das marcas para aplicarem nos seus produtos?

Não é um embaixador da marca* – há casos emblemáticos de personalidades que se envolvem em polêmicas. Quando falamos em licenciamento de marcas, não há esse risco, pois os personagens estão em ambientes controlados. Sabemos que estamos comprando a marca com os valores e história já conhecidos, com baixíssimo ou nenhum risco.

*Isso para personagens, em caso de licenças com personalidades e celebridades, esse risco, ainda existe.

Equipe de Marketing e agência (fee) – empresas que só trabalham com produtos licenciados não têm a necessidade de ter uma equipe de marketing muito grande pensando em toda comunicação, nem uma agência de publicidade terceirizada. O licenciamento resolve parte desse problema. É necessário um time interno para cuidar dos processos de licenciamento, mas não há necessidade de se ter uma equipe exclusiva; todas as atividades do licenciamento podem ser absorvidas pela equipe já existente.

Campanhas publicitárias – o valor de investimento publicitário para lançamento e construção de novas marcas é muito alto. Com o licenciamento de marcas, a necessidade de grandes campanhas publicitárias se torna bem menor, pois a marca já vem com toda essa história contada para o público.

Valor mínimo Garantido x Marca Própria

Abordamos anteriormente, do ponto de vista de Marketing, quais as vantagens e desvantagens de licenciamento de marcas ou marca própria. Não tem verdade absoluta, isso depende muito da estratégia, mas é claro que vamos sempre “puxar a sardinha” pro licenciamento de marcas. Se a sua empresa deseja fazer uma análise, alguns pontos importantes para avaliar são:

Quanto custaria eu fazer minha marca própria? 

  • Equipe de Marketing
  • Agência de comunicação/publicidade
  • Campanha publicitária – garoto propaganda, embaixador da marca
  • Veiculação em mídia

Quanto custaria o Licenciamento de Marcas?

  • Planilha de projeção de vendas
  • Pagamento de valor mínimo garantido.
  • Pagamento de royalties

Informações de mercado apontam que marcas como Red Bull, Nike, Adidas e Fila investem em marketing 30%, 12%, 14% e 6% do faturamento, respectivamente. E aí, será que vale a pena sua empresa investir 5% a 6% de tudo que fatura em marketing, ou será que é mais barato fazer um projeto específico de licenciamento e pagar 10% da venda desses produtos em royalties?

Em qual você tem um payback mais rápido? Qual tem menos esforço? Qual tem mais retorno? Não existe uma regra, nossa ideia é mesmo trazer a provocação e estimular a discussão.

E aí, você que é do Marketing, acha que agora está preparado para discutir e defender por que sua empresa deveria iniciar um programa de licenciamento de marcas? Quer se preparar ainda mais para trabalhar com programas de licenciamento? Então siga acompanhando o nosso blog e redes sociais! Trazemos sempre muita informação especializada em licenciamento de marcas para você!


Você sabia que, ao realizar o pagamento de royalties para um clube de futebol, é necessário reter INSS? Olá! Algumas empresas licenciados possuem dúvida acerca da retenção de…

Você provavelmente já deve ter se perguntado sobre as vantagens de investir em licenciamento de marcas. Bem, aqui vamos mostrar algumas delas e explicar por que pode ser…

As parcerias da Destra no mundo do futebol não param. Para reforçar um time de clientes que já conta com nomes de peso do futebol paulista, como Corinthians,…