Blog

Porque Licenciar do ponto de vista da área Comercial e Vendas

10 de julho de 2021

O licenciamento de marcas traz inúmeras vantagens ao Departamento Comercial e Vendas de uma indústria. Veja abaixo quais os principais argumentos que você, Gestor Comercial, pode utilizar para defender um programa de licenciamento na sua empresa, ou como você, Diretor Executivo, pode abordar e tratar o tema com a equipe comercial. Vamos lá?

Novos canais/novos clientes – o licenciamento ajuda empresas a entrar em novos canais de vendas. Se uma empresa tem um produto num canal esportivo, e quer entrar num canal de moda, por exemplo, é possível licenciar uma marca de moda para entrar nesse canal. Acontece muito em relação a gênero e idade: uma empresa forte no segmento adulto masculino, quer entrar no feminino, mas não tem força de marca e histórico para uma nova linha. Ela licencia uma marca feminina adulta reconhecida, para que consiga vender a linha feminina nesse segmento, e assim abrir esse novo canal.

Diferenciação no ponto de venda –  muitas vezes o lojista não quer dar destaque em gôndola ou vitrine para produtos com marcas desconhecidas. A preferência vai para produtos licenciados, que já vêm com toda a história pronta, reconhecimento percebido e valor agregado. Estes aspectos serão facilmente notados pelo consumidor final quando entrar na loja, e certamente chamarão mais sua atenção para uma possível compra. Assim, o licenciamento traz a oportunidade de diferenciação no PDV frente aos concorrentes.

Vendas indiretas ou venda adicional – os produtos licenciados acabam servindo como porta de entrada para que as empresas ampliem as vendas de outras linhas de produtos não licenciados. O time de vendas apresenta o catálogo de produtos licenciados e tenta incrementar vendas adicionais com produtos que não são licenciados. O varejo está interessado apenas na marca, mas geralmente, acaba solicitando outras linhas não licenciadas, para compor um sortimento de produto para alcançar todas as faixas de preço da categoria.

São três pontos a serem considerados para que o time de Vendas veja valor no programa de licenciamento.

Continue acompanhando nosso blog e redes sociais que temos muita informação especializada em licenciamento de marcas para você!


blog-plano-licenciamento

Muitas pessoas acreditam que basta oferecer um bom produto para licenciar. Este é um dos maiores erros de empresas que buscam um plano de licenciamento como forma de…

Você sabia que, ao realizar o pagamento de royalties para um clube de futebol, é necessário reter INSS? Olá! Algumas empresas licenciados possuem dúvida acerca da retenção de…

Você provavelmente já deve ter se perguntado sobre as vantagens de investir em licenciamento de marcas. Bem, aqui vamos mostrar algumas delas e explicar por que pode ser…