Blog

Licenciamento de marcas é: TIME!

11 de julho de 2021

licenciamento_e_time

Hoje é o terceiro post da série “Licenciamento de Marcas é!”. Já contamos por que o licenciamento de marcas é Marketing e Comercial e Vendas, e hoje vamos contar porque o licenciamento de marcas também é TIME.

Aqui na Destra, costumamos receber demandas para projetos de licenciamento de marcas vindas de diversos setores de uma empresa: ela pode vir do Time de Produto, Diretoria, Gerência Comercial, área de Desenvolvimento, área de Estilo. Isso porque o licenciamento pode atender a várias necessidades:

  • Ampliar o mix de produtos;
  • Ampliar as fontes de receita;
  • Vender produtos com maior valor agregado;
  • Reduzir a capacidade ociosa da indústria;
  • Entre diversos outros desafios que o licenciamento de marcas consegue ajudar uma indústria a resolver.

O licenciamento envolve basicamente 5 setores de uma indústria:

COMERCIAL E VENDAS

A primeira coisa que uma marca avalia para aprovar ou não um contrato de licenciamento são os 4 Ps. E não tem como falar de produto, preço, praça e promoção sem envolver Comercial e Vendas. Eles conhecem as necessidades do cliente final, apoiam na precificação, margem de negociação, e serão os responsáveis por vender os produtos licenciados. Fundamental envolver Comercial e Vendas desde o início do processo.

MARKETING

O Marketing também deve estar envolvido num processo de licenciamento desde o início. É do Marketing que podem vir as referências (que marca licenciar, qual a tendência, quem está em alta nas mídias sociais), e também será essa área a responsável por fazer a divulgação de que a sua indústria agora tem uma marca forte.

PRODUTO

Qualquer programa de licenciamento de marcas passa pela área de Produto, Desenvolvimento, Estilo.  Essas áreas irão trabalhar o style guide da marca, todo o mix de produtos, coleção da linha licenciada. É aqui que a mágica acontece, todo o storytelling, atributos da marca são transferidos para o produto!

FINANCEIRO

O Financeiro traz um olhar técnico que instrumentaliza a tomada de decisão. Pode tratar do planejamento financeiro com determinação de diferentes cenários (otimista, realista, médio), indicar precificação e reportar os royalties. Na fase de negociação de um contrato de licenciamento, o time financeiro é quem faz toda a análise de impostos, fretes, margens, para precificar o produto licenciado. E assim a projeção de vendas faz com que a marca esteja alinhada com a realidade.

JURÍDICO

O jurídico ficará responsável por fazer as análises do contrato de licenciamento. É ele que rege a relação completa entre as partes. E normalmente é envolvido somente na discussão da minuta contratual, e/ou análises de auditoria. É muito importante que o departamento esteja envolvido no início do processo para evitar surpresas desagradáveis quando a negociação estiver muita avançada.

Já tivemos alguns casos em que o processo de licenciamento avançou super bem com a marca, e quando chegou no financeiro ou no jurídico acabou inviabilizando por questões relacionadas a valor mínimo garantido, verbas, preços e cláusulas de contrato não possíveis de alteração.

É por isso que gostamos de dizer que licenciamento de marcas é um projeto de TIME! É necessário que todas as áreas sejam envolvidas e comprem a ideia internamente para que o processo seja redondo do início ao fim!

Continue acompanhando nosso blog e redes sociais que temos muita informação especializada em licenciamento de marcas! Tem alguma dúvida em relação ao licenciamento de marcas? Entre em contato com a equipe da Destra!


Estou empolgado para compartilhar com vocês um pouco da minha experiência recente na Sports Licensing & Tailgate Show em Las Vegas. Se você é apaixonado por esportes, assim…

Ao navegar pela internet, é comum nos depararmos com imagens que são apresentadas como “royalty-free”, despertando a ideia de que podemos utilizá-las de qualquer maneira. Vamos explorar esse…

No mundo dos negócios, a estratégia certa pode ser a chave para o sucesso, e uma ferramenta poderosa que muitas indústrias têm utilizado de forma estratégica é o…