Blog

Como se tornar um fornecedor licenciado?

16 de agosto de 2021

fornecedor_licenciado

Olá, pessoal! Tudo bem?

Hoje vou falar sobre o que é necessário para se tornar um fornecedor licenciado de determinada marca. Mas, antes de entrar no tema, vou conceituar o que é licenciamento.

Licenciamento é o processo onde o detentor de determinada marca cede, por um intervalo determinado de tempo, os direitos de utilização da mesma para que um terceiro possa utilizar/produzir/comercializar produtos ou serviços em troca de pagamento de royalties.

Passada a parte conceitual, vou explicar os passos necessários para solicitar o uso de uma marca:

1. O primeiro passo é entrar em contato com o detentor da marca e apresentar a sua empresa e qual o tipo de serviço/produto que você deseja comercializar utilizando a marca em questão, como, por exemplo, quem são seus clientes, o volume e vendas, apresentar um plano de marketing e financeiro, projetando os ganhos e custos.

2. Após essa introdução, iniciam-se as negociações do contrato, que vão desde a vigência até o percentual de royalties a ser repassado. Muitas vezes, aqui já ficam definidos os produtos/serviços que serão comercializados.

3. Caso o detentor da marca autorize o licenciamento, será, então, firmado o contrato entre as partes, destacando todos os pormenores em relação aos direitos de uso da imagem, direitos e obrigações.

4. Realizada a assinatura do contrato, inicia-se o processo de criação e aprovação dos produtos/serviços que serão comercializados. Nesse ponto, o fornecedor deverá obedecer às instruções do Style Guide ou Manual de Identidade da Marca.

5. Após a aprovação dos produtos, o fornecedor está apto a comercializar seus produtos e serviços, tendo então que encaminhar, geralmente com frequência mensal, um relatório de vendas para calcular os royalties a serem pagos.

Quais os motivos para adquirir uma licença? Veja a seguir alguns dos principais:

– Aumento do volume de vendas;

– Aumento das linhas de distribuição;

– Maior poder de penetração no mercado;

– Possibilidade de obter lucros maiores ao comercializar um produto que carrega uma marca nacional ou até internacional.

Se você se interessou pelo assunto e deseja produzir/comercializar produtos ou serviços de determinada marca, entre em contato conosco que auxiliamos em todo o processo até você chegar ao mercado.

Um abraço!

BRUNO KOERICH


Estou empolgado para compartilhar com vocês um pouco da minha experiência recente na Sports Licensing & Tailgate Show em Las Vegas. Se você é apaixonado por esportes, assim…

Ao navegar pela internet, é comum nos depararmos com imagens que são apresentadas como “royalty-free”, despertando a ideia de que podemos utilizá-las de qualquer maneira. Vamos explorar esse…

No mundo dos negócios, a estratégia certa pode ser a chave para o sucesso, e uma ferramenta poderosa que muitas indústrias têm utilizado de forma estratégica é o…