Licenciamento de marca

Entenda o que é Royalty e como funciona sua cobrança

15 de junho de 2022

blog-royalty-cobranca

O assunto de hoje é sobre uma palavra muito utilizada em licenciamento de marcas: ROYALTY. Você sabe o que são os royalties, que tanto se fala ao negociar um contrato de licenciamento?

O conceito de royalties vem do inglês Royal, que significa aquilo que pertence ao Rei. Em português é traduzido como regalia ou privilégio. Em licenciamento de marcas utilizamos o termo para definir o montante que a marca irá receber pela concessão da sua propriedade para um terceiro produzir e comercializar produtos ou até mesmo serviços.

E como funciona o Royalty?

Os royalties podem ser uma porcentagem sobre o valor comercializado dos produtos e/ou serviços, ou, até mesmo um valor fixo pelo uso da propriedade por um período determinado.

E na prática, como funciona?

Sempre que me fazem essa pergunta eu lembro do Thiago Nigro. Se não entendeu, ouça a minha participação no podcast dele nesse link.

Na prática funciona da seguinte forma:
Suponha que uma marca cede sua propriedade para uma indústria produzir e comercializar produtos. Uma porcentagem das vendas destes produtos deve ser pagar para a marca. Por exemplo, a indústria comercializou R$100.000,00 em produtos e os royalties são de 10%. Ou seja: a marca receberá R$10.000,00 em royalties.

Em outros casos o valor dos royalties pode ser fixo. Usemos como exemplo quando uma marca cede sua propriedade para uma empresa de serviço fazer festas de aniversário com o tema da marca em questão. A marca irá cobrar um valor fixo toda vez que essa empresa de serviço fizer uma festa, independentemente do valor que a empresa cobrar para realizar a festa.

São diversos exemplos e tipos de cobrança, tudo é negociável e não existe uma regra fixa. O que existe são boas práticas no mercado de licenciamento que servem como modelo para as negociações.

Ficou fácil de entender o que são royalties? Espero que sim!
Qualquer dúvida estamos a disposição para ajudar.

Aqui você pode acessar um vídeo no YouTube que trata sobre o tema.


blog-plano-licenciamento

Muitas pessoas acreditam que basta oferecer um bom produto para licenciar. Este é um dos maiores erros de empresas que buscam um plano de licenciamento como forma de…

Em breve o mercado brasileiro irá receber ainda mais produtos licenciados do clube de futebol francês do momento, o Paris Saint-German (PSG), graças ao acordo firmado entre a…

papel_do_licenciado

Como já comentamos, investir em licenciamento no Brasil pode ser um bom negócio. Se você está imergindo neste mundo agora e ainda tem dúvidas sobre como funciona este…