uma publicação Bora Licenciar

Como funciona o processo de recolhimento do INSS no licenciamento

Em fevereiro de 2022, entrou em vigor a mudança do recolhimento do INSS no Brasil, que tem como objetivo simplificar o processo de pagamento das contribuições previdenciárias e torná-lo mais acessível para os contribuintes.

Antes dessa mudança, o recolhimento do INSS era feito por meio da Guia da Previdência Social (GPS), que precisava ser preenchida mensalmente pelo empregador ou pelo trabalhador autônomo. Esse processo muitas vezes era burocrático e complexo, o que acabava gerando problemas de inadimplência e multas para muitas pessoas.

Com a mudança do recolhimento do INSS, o sistema foi integrado ao eSocial, que é um sistema unificado que engloba várias obrigações trabalhistas e previdenciárias. A partir de agora, as empresas e os trabalhadores autônomos passam a utilizar a plataforma do eSocial para recolher as contribuições previdenciárias.

Dessa forma, o processo de pagamento das contribuições previdenciárias fica mais simples e menos burocrático. O contribuinte só precisa acessar o sistema do eSocial e realizar o pagamento das contribuições previdenciárias de uma só vez, sem a necessidade de preencher várias guias diferentes.

Confira o passo a passo de como fazer:

1° Passo – A empresa licenciada precisa ter um sistema, pode ser um sistema próprio ou o sistema da sua contabilidade. No sistema irá lançar o documento fiscal referente ao repasse do valor ao clube ( nota fiscal ou recibo). Essa informação deverá ser feita no registro R2040.

 

 

2° Passo – Após o lançamento do documento fiscal no sistema, vai existir uma ferramenta no sistema chamada EFD REINF que vai processar aquele lançamento do documento fiscal e enviar para a receita federal (e-cac).

 

 

3° Passo – Acessar o site da receita federal https://www.gov.br/receitafederal/pt-br , Portal E-CAC, entrar com o GOV.BR com certificado digital da empresa.

 

 

4° Passo – Dentro do E-CAC vai no botão “Declarações e Demonstrativos” e depois em “Assinar e Transmitir DCTFWeb” para transmitir e automaticamente emitirá a guia DARF.

 

 

 5° Passo – A guia DARF será criada e sairá uma única guia com o valor total de INSS (Folha de Pagamento e Repasse ao Clube) e dentro da guia fica detalhado as verbas separadamente.

 

 

A mudança do recolhimento do INSS no Brasil representa um avanço importante na simplificação das obrigações previdenciárias. Com o recolhimento automático, espera-se reduzir a burocracia e os erros na prestação de contas, facilitando a vida dos contribuintes e garantindo o acesso aos benefícios previdenciários.

Autor

Você tem uma indústria e deseja licenciar produtos? Conheça as oportunidades no Destra Conecta:

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.