Blog

Por que sua empresa deveria Licenciar Marcas?

10 de julho de 2021

porque_licenciar_marcas

Agora que passamos por alguns dos principais conceitos de licenciamento de marcas, que contamos por que o licenciamento de marcas é Marketing, é Time e é Comercial, chegou a hora de trazer as vantagens e por que sua empresa deve licenciar marcas. Além disso, vamos mostrar como essa ferramenta pode beneficiar a sua indústria e cada uma das suas áreas.

Vamos começar falando das vantagens do licenciamento de marcas para as indústrias de uma forma mais genérica nesse primeiro post, e nos próximos quatro posts vamos trazer a visão de cada área dentro da empresa:

  • Comercial e Vendas
  • Marketing
  • Produto & Desenvolvimento
  • Financeiro

O Licenciamento de marcas é mensurável

Através do licenciamento de marcas é possível mensurar todos os resultados. Antes mesmo de começar um contrato, empresas que trabalham com licenciamento já sabem qual produto, preço e quantidade que deverá ser produzida e vendida. Isso impacta em todo o processo industrial e no plano de negócios.

Através da Projeção de Vendas que deve ser apresentada às marcas para a negociação, já é possível calcular o potencial do negócio, os volumes de produção e distribuição. Isso dá para a empresa licenciada base segura para a avaliação e tomada de decisão estratégica. A empresa licenciada já tem os números, o plano, e sabe quais resultados precisa alcançar antes mesmo de iniciar as vendas dos produtos. Os KPI’s (Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Performance) são estabelecidos no momento do planejamento, e o time de gestão pode acompanhar e medir todas as etapas do programa de licenciamento.

O licenciamento de marcas é autossustentável

É possível calcular o ROI (Return on Investment ou Retorno sobre Investimento) em períodos de tempo regulares, ou ao fim de cada período pré-determinado. Os valores investidos em Produtos, Mínimo Garantido, Royalties, Verba de Marketing, Auditorias devem ser “pagos” pelo próprio faturamento dos produtos licenciados.

Não há necessidade de utilizar verbas do departamento de Marketing, Comercial ou outros. O que ocorre é apenas uma antecipação de valores, principalmente referente ao Valor Mínimo Garantido, no contrato de licenciamento. É uma questão de fluxo de caixa, não de alocação de verbas e divisão de orçamento.

O licenciamento de marcas deve se pagar sozinho!

Você quer aprender mais sobre o licenciamento de marcas e produtos? Entre em contato com a equipe da Destra, continue lendo o nosso blog ou siga a gente nas nossas redes sociais! Estamos sempre trazendo conteúdos novos e especiais sobre o mercado de licenciamento no Brasil.


Estou empolgado para compartilhar com vocês um pouco da minha experiência recente na Sports Licensing & Tailgate Show em Las Vegas. Se você é apaixonado por esportes, assim…

Ao navegar pela internet, é comum nos depararmos com imagens que são apresentadas como “royalty-free”, despertando a ideia de que podemos utilizá-las de qualquer maneira. Vamos explorar esse…

No mundo dos negócios, a estratégia certa pode ser a chave para o sucesso, e uma ferramenta poderosa que muitas indústrias têm utilizado de forma estratégica é o…