Ir para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Nossas Soluções
  • Cases
  • Blog
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Nossas Soluções
  • Cases
  • Blog
  • Fale Conosco
Quero licenciar

CASE DESTRA

Cliente: Couro50

Marcas: Corinthians / Santos

Segmento: Acessórios

Ano de lançamento: 2025

Estreia em grande estilo.

Como a Couro50, em seu primeiro case de licenciamento, conseguiu firmar parceria com dois dos maiores clubes do Brasil e lançar uma linha de produtos exclusivos para uma base de fãs apaixonados.

Navegue pelos tópicos​

I. Um mercado que gera empregos e receita.

II. O poder do licenciamento de marcas.​

III. Couro50: da primeira venda ao primeiro licenciamento

IV. Do Time do Povo ao Time do Rei

V. A força das redes.

Um mercado que gera empregos e receita.

Mais que uma tradição, a indústria do couro no Brasil é responsável direta por mais de 40 mil empregos e contribui de forma importante para a economia. 

Com cerca de 222 unidades produtivas espalhadas por todo o território nacional fornecendo insumos e produtos acabados para setores diversos como estofados, automóveis, calçados e vestuário, o setor também se destaca quando o assunto é exportação: em 2024 foram U$ 1,26 bilhões (uma alta de 12,5% em relação a 2023, segundo dados da ApexBrasil.

empregos gerados
+ 0 mil
em exportações (2024).
U$ 0 bi
de crescimento em relação a 2023
+ 0 %

Em um mercado tão concorrido, onde muitas empresas e indústrias trabalham com a mesma matéria prima de alta qualidade, um dos grandes diferenciais para se destacar é o que podemos considerar a “ponta da cadeia”.

Como desenvolver produtos únicos e trabalhar campanhas capazes de alcançar públicos de diferentes regiões e faixas etárias? As possibilidades são muitas, mas um caminho que vem ganhando espaço em meio às demais estratégias é unir forças com marcas capazes de mobilizar legiões de fãs apaixonados.

O poder do licenciamento de marcas.

Uma das melhores maneiras de colocar os seus produtos em evidência, acessar PDVs estratégicos e alavancar as vendas é “apoiar-se sobre os ombros de gigantes”. 

O mercado de licenciamento de marcas é uma realidade em todo o mundo e cada vez mais indústrias buscam estabelecer parcerias (ou collabs) com nomes fortes em todos os segmentos (sejam eles pessoas ou outras empresas) para impulsionar a autoridade e garantir acesso a uma base de fãs ávidos por consumir produtos e experiências vinculados às suas marcas e celebridades favoritas.

Falou em fã, impossível deixar de fora o mercado esportivo e as cifras que movimenta.

As legiões de fãs no mercado esportivo são alguns dos grandes propulsores do licenciamento de marcas.

Segundo levantamento da Licensing International são mais de U$32 bi movimentados ao redor do mundo com produtos e serviços ligados ao segmento de esportes, em um montante que responde por mais de 11% do total do mercado de licenciamento. 

O Brasil já é o oitavo do ranking global de faturamento com produtos e serviços licenciados graças ao trabalho de indústrias como a Couro50, que se dispõem a inovar para ganharem participação e visibilidade no mercado.

Couro50: da primeira venda ao primeiro licenciamento

O ano era 2014 e o empresário Lucas Valladão se perguntava o que fazer com um estoque parado de carteiras na prateleira. A ideia de criar um cadastro do produto no Mercado Livre veio de um rompante e a mensagem de uma venda realizada em apenas 30 minutos após o anúncio ir ao ar acendeu uma fagulha do potencial de investir no negócio.

O perfil pessoal no marketplace evoluiu para uma loja própria, que ganhou marca (Couro50), uma linha de carteiras exclusivas para o público masculino e que vem crescendo em ritmo acelerado com investimentos em equipe, melhoria dos processos e na busca por formas de consolidar cada vez mais a empresa na mente e no coração de seus clientes.

O Lucas contou um pouco mais da história da empresa e da capacidade de se reinventar e superar desafios nesse vídeo produzido em parceria com a Dafiti.

Falando em paixão, a mesma que os fundadores e colaboradores da Couro50 tem em pertencer a algo maior também move uma legião de seguidores em outro segmento: o futebol. Foi justamente essa associação e a vontade de, mais uma vez, investir em algo novo, que levou a empresa a procurar a Destra e buscar os parceiros ideais para um primeiro projeto de licenciamento.

Do 'Time do Povo' ao 'Time do Rei'

“Enxergamos um potencial de crescimento neste mercado e sabíamos que unir nossa expertise em produzir carteiras de qualidade e funcionais com a paixão de muitos brasileiros traria um ótimo resultado” nos disse Raphael Valladão, CEO da empresa.

Ninguém melhor para começar com o pé direito que dois clubes com símbolos marcantes: o ‘Time do Povo’, Corinthians, com a segunda maior torcida do Brasil e o Santos do rei Pelé, Neymar e tantos outros ídolos adorados em nosso país e ao redor do mundo.

“Como é nossa primeira experiência com licenciamento, imaginamos que teríamos uma melhor comunicação e troca com clubes do nosso estado, mas temos interesse em ampliar esse projeto para outras regiões“.

É comum que haja certo receio em desbravar um modelo novo para empresas que nunca firmaram contratos de licenciamento, mas Raphael garantiu que a agilidade e a linha de comunicação com os clubes intermediada pela Destra surpreendeu: “A Destra facilitou e encurtou todo o processo, imaginávamos ser algo muito mais complexo do que realmente foi.”

Os produtos já estão disponíveis para compra no site e a perspectiva é que a linha seja a primeira de muitas, seja em parceria com outros clubes ou marcas de referência em outros nichos que ofereçam oportunidades de crescimento à empresa.

Raphael Valladão

CEO Couro50

“A expectativa é muita alta, estamos investindo muita energia neste projeto, desde a pesquisa para o desenvolvimento dos produtos até a criação de campanhas de divulgação, que é o atual momento que estamos vivendo. Nosso objetivo é tornar esse novo mercado um braço importante dentro de nossa empresa e ampliar o projeto até outros nichos de licenciamento”

A força das redes

Como Raphael ressaltou, o lançamento da marca envolve campanhas voltadas às redes sociais em parceria com influenciadores ligados aos clubes e que certamente despertarão a atenção de uma base considerável de torcedores que gravitam o universo dos canais digitais de Corinthians e Santos. Seja no digital ou na prateleira, essa é a força do licenciamento.

Seguidores (Facebook / X / Instagram / Tiktok)

Fonte: IBOPE/Repucom, Janeiro de 2025.

+ 0 mi
+ 0 mi
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Couro50® (@couro50)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Couro50® (@couro50)

O sucesso da Couro50 também pode ser o seu.

A Destra é o melhor caminho para a sua indústria chegar às marcas capazes de levar o seu negócio a outro patamar. Preencha o formulário de interesse clicando no botão abaixo que um de nossos especialistas entrará em contato para discutirmos o seu projeto. 

Fale com um de nossos especialistas
nfl_gallery
city_gallery
barcelona-logo-otimizado.051005a6bf8edd4f57f5
rmadrid_logo
bayern_gallery
mls_gallery
fruittella_gallery
chupachups_gallery
mentos_gallery
corinthians_gallery
download-11
saopaulo_gallery
santos_gallery
palmeiras_gallery
vasco_gallery
botafogo_gallery
cruzeiro_gallery
galo_logo
inter
download-9
lucianomartins_gallery
hans_donner_logo

Assine a nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.

FALE COM A DESTRA

Preencha o formulário ao lado que entraremos em contato o mais breve possível.

plugins premium WordPress
Obtenha a licença para produzir e comercializar produtos licenciados de grandes marcas!

Cadastre-se e dê o primeiro passo para começar a sua jornada no licenciamento de marcas!