Imagine que você está alguns anos à frente no futuro, sentado no estádio ou arena de seu time favorito.
Eles, é claro, estão cientes da sua presença e estão prontos para te oferecer uma experiência totalmente personalizada.
Ao passar pelas catracas de segurança na entrada, um sistema já identifica que você está com o modelo de uniforme da última temporada. Também mede pela sua temperatura corporal que pode estar ligeiramente com frio e cruza os dados com a previsão do tempo que indica a queda de alguns graus adicionais ao longo das próximas horas.
Os gatilhos automaticamente disparam para o seu dispositivo um cupom de desconto para a nova coleção e uma opção de combo com gorro e cachecol, que você acessa em um marketplace.
Como o sistema já tem as suas imagens de cadastro e calculou as suas medidas, você tem acesso a imagens simuladas vestindo todas as peças com caimento perfeito e também consegue ver detalhes adicionais dos objetos em uma galeria digital de realidade aumentada.
Estamos falando não só dos itens do cupom, mas todos os produtos licenciados do clube que podem ser selecionados e customizados a partir de modelos 3D para serem impressos em um espaço anexo ao estádio.
Os itens prontos podem ser retirados em estações de coleta ou entregues por drone, diretamente na cadeira numerada indicada no seu ingresso.
O pagamento? Pode ser no cartão ou na criptomoeda oficial do clube, que rende um desconto adicional e que você também pode coletar:
- Cumprindo desafios específicos nas plataformas do clube ou durante o jogo (como adquirir itens do bar ou compartilhar imagens e vídeos em suas redes pessoais);
- Criando e disponibilizando modelos de produtos licenciados que possam ser impressos por outros fãs e recebendo uma fração em royalties a cada nova compra;
- Mantendo a assiduidade de presença (presença ou virtual) nos confrontos.
Mas voltando ao grande jogo, você finaliza o carrinho e poucos minutos após o sistema identificar que chegou ao seu assento um drone está aterrissando em uma pequena plataforma de pouso que se projeta à sua frente.

O mesmo drone de entrega já identifica que você veio acompanhado e se oferece para tirar uma foto.
Você aproxima o dispositivo, abate uma fração dos seus tokens e ativa o serviço.
A imagem é prontamente enviada ao aplicativo instalado em seu celular com opção adicional de impressão em totens espalhados ao redor do estádio, junto com outras fotos suas que serão tiradas ao longo do jogo.
Você também poderia pagar um adicional para que ela seja exibida durante alguns segundos em uma grande tela junto às arquibancadas ou, se tivesse ido sozinho, poderia incluir na imagem algum dos jogadores do plantel atual ou grandes ídolos do passado.
Por hoje a selfie parece suficiente.
A partida inicia e nesse mesmo aplicativo você, como sócio torcedor, tem acesso a imagens de bastidores e estatísticas em tempo real da equipe e de seus atletas favoritos.
Também tem acesso ao replay de cada lance com ângulos de câmeras exclusivas, inclusive uma tecnologia que permite simular o ponto de vista de cada jogador em cada uma das jogadas.
Também é possível alugar um óculos de realidade virtual que é ativado durante o intervalo para uma experiência mais imersiva das mesmas imagens – ou que permaneceria ativado durante toda a partida, caso quisesse adquirir o mesmo acesso do conforto de seu sofá.

Como está usando um dos dispositivos in loco, durante o jogo ele permanece inativo – afinal, o clube não quer que você perca a conexão com a emoção real que acontece há poucos metros de onde está.
O ritmo frenético do jogo te deixa com sede e você decide pedir um um refrigerante e algum aperitivo para acompanhar.
No bar há todo um sistema interligado analisando o volume de pedidos dos torcedores, que formam uma espécie de tabela com preços dinâmicos: os itens menos comprados entram momentaneamente em promoção, na expectativa de impulsionar e equilibrar as vendas gerais.
A automação da cozinha já recebeu o seu pedido, identificou o seu perfil, suas restrições alimentares e preferências.
Receitas carregadas, todos os ingredientes são sintetizados através de biotecnologia, e equipamentos de personalização também garantem a criação de embalagens exclusivas e estilizadas para o confronto.

Falando nas receitas, o clube licenciou sabores tradicionais de algumas de suas redes favoritas, então o que não faltam são opções disponíveis para a escolha.
Você termina o lanche e agora tem duas opções: guardar o copo como recordação ou descartar tudo em uma espécie de lixeira inteligente, embebida de um reagente com compostos biológicos que, em contato com o material de descarte, ativa um mecanismo de decomposição acelerada e transforma tudo em resíduos que poderão ser reutilizados como insumo para a impressão dos produtos da loja.
Ao apito final, você recebe um token de NFT que é guardado na sua carteira digital.
Em conjunto com os demais que já coleciona, eles somam uma pontuação que rende benefícios, acesso a experiências exclusivas e também podem ser comercializados com outros colecionadores em uma plataforma de leilão virtual.
O clube também libera, de tempos em tempos, insígnias comemorativas de datas marcantes ou feitos históricos de jogadores. Esses mesmos jogadores também recebem um percentual em royalties do total comercializado das insígnias que levam seu nome e seguem capitalizando ao longo de todos os anos que os mesmos tokens são recomercializados entre os fãs.
—
Essa viagem no tempo pode parecer ficção científica, mas muitas das tecnologias e soluções citadas aqui já existem ou estão em desenvolvimento a passos largos.
Falamos do esporte, mas como pano de fundo trouxemos inúmeras possibilidades de caminhos que o mercado de licenciamento pode seguir.
O futuro do nosso modelo não é sobre estampas logos em produtos. É sobre criar conexões emocionais, entregar valor real e oferecer aos fãs uma jornada totalmente personalizada.
É sobre entender que cada torcedor é único e permitir que ele tenha acesso a um universo de possibilidades que se encaixem perfeitamente em seus gostos e estilo de vida.
Se você é um profissional da área, uma indústria ou uma marca, é bom que esteja preparado(a) para essa nova era. Atualize-se e entenda das novas tecnologias, mas saiba que no cerne de tudo sempre estará a experiência do fã.
O futuro do licenciamento é brilhante e cheio de oportunidades para quem souber trilhar esse caminho com visão e inovação. Quem vem com a gente?
#BoraLicenciar